Madjuba: A Caça do Talisma

Madjuba

Quando um contador de histórais místico chega numa vila cheia de discórdias,a linha entre fantasia e a realidade mistura-se.Um herói reluctante vai ter que restaurar um reino que fora uma vez poderoso. Entrada para um mundo de deslealidade e enganoso.

A CMFD levou a cabo um projecto e criou um seriado radiofónico vibrante que usa entretenimento e educação para promover e debater problemas de governação. Dentro do contexto da iniciativa do Centro da Mídia Comunitária, o projecto produziu conteúdos que apoiaram a difusão da mídia comunitária sobre o desenvolvimento local. O projecto abrangiu a produção do drama em Português Sena e Changana, a produção do tema original e outros materiais de apoio para estações de rádio .Os tópicos abrangidos são: democracia, direitos humanos, participação cívica, transparência, prestação de contas, direito a informação e liberdade de expressão. O drama promoveu “empoderamento” de grupos vulneráveis tais como mulheres e crianças atravês da composição de personagens fortes. O propósito desta actividade é de trazer á consciência aspectos como a democracia e direitos humanos e promover a participação cívica no processo de desenvolvimento. A sustentabilidade da mídia comunitária esta realçado atravês da difusão destes conteúdos.

O Drama Radiofónico

Oonagens vão encarando conflictos e tomando decisões, a audiência é forçada a encarar esses

Clique aqui para escutar a trilha sonora de Madjuba

Tema da musica

Portuguese trilha

Changaana trilha

Sena trilha

conflitos e a viver as decisões. O projecto abrange a produção do drama em Português e mais 2 línguas locais faladas mais no sul do país, a produção do tema original e outros materiais de apoio para estações de rádio.

Pontos Chave

O projecto TOR identificou vários temas a serem incluídos no drama, dentre eles democracia e direitos humanos, cobrindo aspectos como transparência, participação e governação, direito a informação e liberdade de expressão. Muitos destes tópicos foram debatidos durante uma pesquisa feito em um debate mesa redonda com a participação de organizações que trabalham em torno de problemas de governação em Moçambique. Esta pesquisa sugere um dos problemas mais importantes a ser comunicado no drama e a necessidade das pessoas conhecerem os seus direitos, incluindo áqueles escritos na constituição para poderem participar como cidadãos activos. Com conhecimento desta informação básica é o ponto de uso de drama para muda nça social pode ser bastante efectivo, visto que a mensagem pode ser creativamente trans formada numa estória forte e animada. A audiência engaja na estória atravês do envolvimento emocional e dos personagens. Ao identificar-se c om os personagens e viajando com eles a medida que os per s partida para uma boa governação.

Outros aspectos chave a incorporar no drama:

  • Transparência – é importante que toda a gente tenha um interesse activo na governação, tal como em saber como é que o governo está a gastar dinheiro, quando são as suas reuniões, o que eles fazem, etc.
  • Intolerância Política – existe a necessidade para pontos e vozes diversas serem escutadas em todos os aspectos do governo e também a necessidade de cada individual poder exercitar as suas crenças livremente.
  • Liberdade de Expressão – está realçado na constituição, mas as vezes ela não transmite a realidade no terreno, atravês da pressão e auto-censura sofrida. A falta de liberdadede de expressão também pode existir porque alguma camada da população é excluídas na mídia, por exemplo existe uma acentuada desigualdade dentro do mundo da mídia.
  • Acesso á informação – Se as pessoas não tem informação, elas não podem participar como cidadãos activos. Há necessidade de a população estar informada para que possam assim fazer o seu papel na boa governação.
  • Fortificar a sociedade cívil é uma parte importante no processo da governação.

Comportamento a encorajar

  • Para os líderes – a cultura de consulta a comunidade pode ajudar os líderes a saberem que problemas existem e as estratégias mais apropriadas a tomar para diferentes comunidades.
  • Para as co munidades – as pessoas individuais e as comunidades podem fazer uso de uma voz colectiva para ajudar os seus líderes a fazerem as políticas. Por exemplo, as comunidades podem ter um papel importante a trazer a tona uma voz quando os seus líderes não cumprem as promessas feitas.
  • Cada individo deve ter a responsabilidade de se informar quanto aos problemas de governação, especialmente sobre qual é o seu papel e sua responsabilidade bem como os seus direitos.

Mensagen principal

A princi pal mensa gem a ser comunicada no drama é a importância da participação como cidadão activo e estar informado sobre direitos e responsabilidades tanto do cidadão como do governo. Este drama foi desen vol

 

vido para encorajar as pessoas a se involverem em todos aspectos de governação, seja ela nacional ou local, estructuras tradicionais ou grupos de comunidades locais. O principal neste drama é que as pessoas fiquem cientes e informadas e que sejam encorajadas a tomar parte.

 

Madjuba A estória

O nosso jovem herói moçambicano está reluctante a primeira de participar na governação da sua comunidade,mesmo quando surge um delicado problema. Um contador de estórias mágico quer ensinar-lhe uma lição, e lhe transporta para um outro mundo. Neste mundo, uma força das trevas levou " o rei da terra", consequentemente, a terra que for a outrora linda agora é cheia de corrupção e de líderes famintos por poder e as pessoas não estão pre dispostas as mudanças. As pessoas da terra pensam que o personagem principal é o escolhido, destinado a cumprir uma profecia antiga de restaurar a terra para a antiga glória. Ele sai a procura de um Talismã que dizem ter um grande poder. Usado pela pessoa destinada, irá trazer paz e harmonia de volta a terra. No final, o talismã não tem neunhum poder especial em si. Ele simplesmente aponta para o poder que está dentro de cada um, para trazer a cultura de democracia e direitos humanos.

Uso de aventura-fantasia

Problemas relacionados com a governação pode levantar muita emoção entre as pessoas. O objectivo deste drama é de entretenimento e uma forma de criar consciência sobre democracia e direitos humanos de um modo sensível e proactivo. Sendo assim, o drama foi feito na categoria aventura-fantasia, criando um mundo completamente diferente, com suas próprias personagens, lugares e regras – que hao-de estar em paralelo com a realidade – o drama vai trazer uma aventura-acção que vai trazer o nosso personagem principal para este mundo. Deste jeito será possível explorar temas sensíveis de um jeito não confrontacional, mas de um jeito que encorage uma participação positiva. O uso de fantasia permite-nos usar questões relacionadas a boa governação e sugere acções positivas. Os problemas podem ser transportados a extremos irreiais de tal forma que a mensagem torna-se clara, mas a situação mantém-se completamente ficcional e muitas vezes humoristica.

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